Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto está localizado no prédio anexo ao Museu de Artés. É uma construção com planta irregular, com 2 fachadas opostas, composta por um subsolo, térreo e três pavimentos superiores, que em uma fase anterior resultou em uma consolidação estrutural significativa. Também resultados da fase anterior, uma escada e um elevador percorrem o prédio por fora, na fachada norte.
O objetivo deste projeto é desenvolver e condicionar o subsolo, térreo e sótão para fornecer instalações e acabamentos suficientes a fim de que este espaço possa ser visitado e adaptado às regulamentações atuais.
A ação consiste na criação de um espaço aberto no térreo com acesso direto à Rua Roca. Uma escada metálica leva a um sótão que conecta este espaço com as outras circulações do prédio, e com o volume adjacente através de uma passagem subterrânea. O subsolo também foi adaptado para se tornar visitável.
O projeto destaca o conjunto de nove tanques e dois poços do século XVIII, que são elementos de grande valor, os quais descrevem a importância do prédio no contexto rural em que está localizado. Esses elementos são destacados por um piso de chapa perfurada que permite a passagem de luz. Um conjunto de arcos que compõem a parede sul também é recuperado, correspondendo a seção de um muro do século XV.